terça-feira, 3 de junho de 2008

ERGONOMIA - O que é L.E.R.




As lesões por esforços repetitivos são produzidas por um conjunto de situações que dependem da organização do trabalho (causas externas) e das condições físicas e emocionais das pessoas (causa internas, relacionadas com o tipo de personalidade e de estrutura física de cada um). Somente quando ambos os fatores (externos e internos) se juntam é que o risco de sofrer LER aumenta.
Estas lesões provocam dor porque são acompanhadas por inflamações que se localizam nos tendões, nos músculos e nervos.
Estas doenças ocupacionais não atingem somente os digitadores e trabalhadores de linhas de montagem. Elas existem entre os artistas (músicos, bailarinos, pintores), entre os atletas (vôlei, tênis), entre os profissionais liberais (dentistas, arquitetos). Enfim, elas podem ocorrer com qualquer pessoa que trabalha em situação constante e repetitiva.
Quais as causas?
Todos nós temos um limite de capacidade para suportar os esforços físicos e as ameaças que a vida nos apresenta e, muito frequentemente, esses limites são ultrapassados, seja no que diz respeito à realização de esforços físicos, seja quanto à intensidade e duração de ameaças que o trabalho apresenta.
Alguns pré-requisitos importantes para evitar estes tipos de lesões:
a
Boa resistência da musculatura do pescoço, dos ombros e das costas.
a
Manutenção de postura adequada
a
Condicionamento físico para suportar trabalho estático do pescoço e das costas e, ao mesmo tempo, resistência para a manutenção prolongada de movimentos dos ombros e das mãos.
a
Estabilidade mecânica das principais articulações (ombro, cotovelo, punhos e dedos).
a
Condições emocionais favoráveis (ausência de problemas familiares sérios, necessidades pessoais básicas realizadas ou percebidas como realizáveis e gostar do trabalho que está desenvolvendo).


A maioria das pessoas raramente está preparada física e emocionalmente para os esforços e as pressões da vida moderna, propiciando uma condição favorável ao surgimento das LER.
Não se apavore se começar a sentir dor nos membros superiores após um dia muito intenso de trabalho. O cansaço que normalmente acompanha tal situação desaparece com repouso adequado.
Conheça seu mobiliário e equipamentos de trabalho e procure ajustá-los para você de modo que lhe traga maior conforto. Se você passa o dia inteiro fazendo os mesmos movimentos, comece a mudar. Mexa-se, saia da rotina, evite a mesmice. Faça pausas. Faça exercícios. Alongue-se.

n n n SEJA ERGONÔMICO VOCÊ SÓ TEM A GANHAR

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoal achei uma barganha!!



Eu estava procurando cadeiras ergonomicas e acabei achando o site www.idepot.com.br, são vendedores da flexform, Uma exelente marca tanto quando ou melhor que a giroflex ou alberflex, melhor que a aeron, que é importada e neste site custam super barato, se vc pedir orçamento eles dão super descontos além do preço do site que jáestão baixos até 40% de desconto. Comprei uma cadeira bacana com todas regulagens por R$250,00 com frete gratis e em 4x sem juros.

Eu acho que foi um bom negócio.

A um ano uma similar de uma marca chamada Marelli móveis para escritório,ela quebrou em 6 meses,e a garantia não cobria.Na alberflex a garantia era de 12 meses, também não vou arriscar denovo. Né

Ainda ganhei 5 anos de garantia pela Flexform!