quinta-feira, 5 de junho de 2008

Madeiras ecologicamente corretas



n n n EUCALIPTO

Originário da Austrália, o eucalipto, hoje, é uma alternativa de preservação da natureza. É uma árvore de ciclo curto e de fácil adaptação e por isto passou a ser uma alternativa racional contra a devastação das florestas nativas.

É uma árvore muito especial, pois reduz a pressão sobre a mata nativa e protege sua fauna, recupera solos enfraquecidos pelo cultivo e queimadas, controla a erosão, mantém a cobertura do solo pela deposição dos resíduos florestais, contribui para melhorar a qualidade dos recursos hídricos, estabiliza o solo, absorve grande quantidade de CO2 da atmosfera, produz mais sem prejuízo à natureza e fornece matéria-prima para produtos indispensáveis para nossa sobrevivência.
Com a consciência de que a preservação das florestas nativas é vital para a saúde do planeta, o eucalipto tornou-se um grande aliado contra a devastação das florestas além de gerar riquezas econômicas e sociais em toda a sua cadeia produtiva.












n n n TECA
A teca (Tectona grandis) é originária das florestas decíduas mistas da Índia, Mianmar, Tailândia e Laos. Foi introduzida na Indonésia há mais de 400 anos, e hoje é extensivamente plantada não só no Sudeste Asiático, mas em toda zona tropical das Américas, África e Pacífico.

A Teca é uma árvore de grande porte, de rápido crescimento, ocupa com velocidade as clareiras abertas na floresta. É também uma planta que exige plena exposição à luz solar, não tolerando qualquer forma de sombreamento. Dela se obtém uma madeira muito valorizada em todo o mundo, pela sua cor, sua excelente fibra e sua durabilidade.
É uma madeira de boa estabilidade, praticamente não empena e pouco contrai durante a secagem.

Não é sensível às variações na umidade do ambiente. A Teca não é atacada por cupins e é imune a ação dos fungos apodrecedores de madeira.

Muito utilizada para móveis finos, esquadrias de qualidade, pisos, decoração interior e exterior, construção naval, etc.

n n n MADEIRA DE DEMOLIÇÃO

Utilizada de várias formas, a madeira de demolição é recuperada de construções antigas e, após receber o devido tratamento, transforma-se em mesas, bancos, aparadores etc. E além da qualidade, o produto torna os espaços mais aconchegantes e bonitos, coordenando harmoniosamente o rústico com o moderno
Em geral, os móveis feitos com madeira de demolição são peças de madeira nobre, carregadas de história e tratadas pelo tempo. Diferente das opções novas, a madeira de demolição sofre um efeito de estufa natural, o que impede retração ou empenamento. É um produto ecologicamente correto pelo fato de ser reutilizadas, o que evita a destruição de florestas.

Nenhum comentário: